Definição – o que significa exploração de dados?
A exploração de dados é uma pesquisa informativa usada pelos consumidores de dados para formar uma análise verdadeira a partir das informações coletadas. Freqüentemente, os dados são coletados de maneira não rígida ou controlada em grandes volumes. Para uma análise verdadeira, esse volume desorganizado de dados precisa ser reduzido. É aqui que a exploração de dados é usada para analisar os dados e as informações dos dados para formar uma análise posterior.
Os dados geralmente convergem em um warehouse central chamado data warehouse. Esses dados podem vir de várias fontes usando vários formatos. Dados relevantes são necessários para tarefas como relatórios estatísticos, detecção de tendências e detecção de padrões. A exploração de dados é o processo de coleta desses dados relevantes.
Definirtec explica a exploração de dados
Existem duas metodologias ou técnicas principais usadas para recuperar dados relevantes de pools grandes e desorganizados. Eles são os métodos manuais e automáticos. O método manual é outro nome para exploração de dados, enquanto o método automático também é conhecido como mineração de dados.
Algumas pessoas acreditam que esses termos são sinônimos, enquanto outras vêem uma diferença técnica entre eles. A mineração de dados geralmente se refere à coleta de dados relevantes de grandes bancos de dados. A exploração de dados, por outro lado, geralmente se refere a um usuário de dados ser capaz de encontrar seu caminho por meio de grandes quantidades de dados para reunir as informações necessárias.