Definição – o que significa amplo acesso à rede?
O amplo acesso à rede refere-se a recursos hospedados em uma rede de nuvem privada (operada dentro do firewall de uma empresa) que estão disponíveis para acesso a partir de uma ampla gama de dispositivos, como tablets, PCs, Macs e smartphones. Esses recursos também podem ser acessados em uma ampla variedade de locais que oferecem acesso online.
As empresas que têm amplo acesso à rede em uma rede em nuvem precisam lidar com certos problemas de segurança que surgem. É um tópico debatido porque toca o cerne da diferença entre a computação em nuvem privada e pública. Muitas vezes, as empresas escolhem o serviço de nuvem privada porque estão preocupadas com o potencial de vazamentos de informações através das lacunas deixadas abertas para redes externas em uma nuvem pública.
Definirtec explica o amplo acesso à rede
Em uma nuvem privada, os dados seguros são acessados apenas por funcionários da empresa dentro do firewall da própria empresa. A empresa opera sua própria infraestrutura, incluindo um data center repleto de servidores. A computação em nuvem pública é quando as empresas usam uma empresa externa para hospedar servidores ou outros serviços em nuvem que a empresa acessa para seus funcionários.
O amplo acesso à rede é algo que, de certa forma, vai contra a ideia de uma nuvem privada. No entanto, à medida que mais funcionários usam smartphones, tablets e outros dispositivos com conectividade online, eles desejam acessar os recursos da empresa e continuar a trabalhar nesses dispositivos. É possível dar acesso a vários dispositivos de uma nuvem privada. No entanto, embora o amplo acesso à rede possa não ser implantado por muitas empresas em um modelo de nuvem puramente privada, está se tornando mais comum em configurações de nuvem híbrida.