Definição – o que significa tratamento de erros?
O tratamento de erros refere-se aos procedimentos de resposta e recuperação de condições de erro presentes em um aplicativo de software. Em outras palavras, é o processo constituído pela antecipação, detecção e resolução de erros de aplicação, erros de programação ou de comunicação. O tratamento de erros ajuda a manter o fluxo normal de execução do programa. Na verdade, muitos aplicativos enfrentam vários desafios de design ao considerar técnicas de tratamento de erros.
Definirtec explica o tratamento de erros
O tratamento de erros ajuda a lidar com erros de hardware e software de maneira elegante e ajuda a retomar a execução quando interrompida. Quando se trata de tratamento de erros em software, o programador desenvolve os códigos necessários para tratar os erros ou faz uso de ferramentas de software para tratar os erros. Nos casos em que os erros não podem ser classificados, o tratamento de erros geralmente é feito com o retorno de códigos de erro especiais. Aplicativos especiais conhecidos como manipuladores de erros estão disponíveis para determinados aplicativos para ajudar no tratamento de erros. Esses aplicativos podem antecipar erros, ajudando assim na recuperação sem o encerramento real do aplicativo.
Existem quatro categorias principais de erros:
- Erros lógicos
- Erros gerados
- Erros de tempo de compilação
- Erros de tempo de execução
As técnicas de tratamento de erros para erros de desenvolvimento incluem revisão rigorosa. As técnicas de tratamento de erros para erros de lógica ou bugs geralmente são feitas por meio da depuração ou solução de problemas meticulosa do aplicativo. Os aplicativos de tratamento de erros podem resolver os erros de tempo de execução ou ter seu impacto minimizado pela adoção de contramedidas razoáveis, dependendo do ambiente. A maioria dos aplicativos de hardware inclui um mecanismo de tratamento de erros que permite uma recuperação adequada de erros inesperados.
Como os erros podem ser fatais, o tratamento de erros é uma das áreas cruciais para designers e desenvolvedores de aplicativos, independentemente do aplicativo desenvolvido ou das linguagens de programação usadas. No pior dos cenários, os mecanismos de tratamento de erros forçam o aplicativo a fazer logoff do usuário e desligar o sistema.