Definição – o que significa níveis de nível de data center?
Os níveis de camada do data center referem-se à capacidade de um data center de manter a funcionalidade durante vários tipos de falhas, como quedas de energia. Níveis mais altos indicam mais sustentabilidade para operações de data center e sistemas tolerantes a falhas que permitirão o uso ininterrupto durante certos tipos de emergências ou crises.
Como a tecnologia mais avançada levou a uma maior avaliação da tolerância a falhas para sistemas de dados e outros processos de negócios, a comunidade global de TI definiu a confiabilidade do data center referindo-se a até quatro camadas para operações do data center. Grupos como o Uptime Institute, uma organização de pesquisa global, definiram essas camadas e forneceram certificações para sistemas de data center.
Definirtec explica os níveis de camada do data center
Em um datacenter Tier 1, os processos do sistema são realizados por meio de um único caminho em um sistema não redundante que não oferece tolerância a falhas. Em um sistema de Nível 2, pode haver alguns recursos redundantes, por exemplo, no clima e suporte de fonte de energia. Os sistemas Tier 3 normalmente terão proteções mais abrangentes para quedas de energia e terão o que é chamado de redundância N + 1, que é um sistema de energia de backup confiável. O nível mais alto, Tier 4, envolverá sistemas totalmente tolerantes a falhas em torno do fornecimento de energia, armazenamento e distribuição de dados e fontes de energia de backup para sistemas de controle de clima. Essas especificações para a sustentabilidade do data center ajudam a criar um padrão consistente no mundo dos negócios, onde fornecedores, clientes e outros normalmente se referem a esses vários níveis de camadas ao planejar, criar e implementar data centers em ambientes corporativos individuais ou de pequenas empresas.