Definição – o que significa tratamento justo?
O tratamento justo refere-se a uma exceção às exceções de direitos exclusivos que se aplicam aos detentores de direitos autorais em países da Commonwealth, como Canadá, Reino Unido e Austrália. Este termo é amplamente sinônimo da doutrina do uso justo nos Estados Unidos. O tratamento justo limita ligeiramente os direitos dos detentores de direitos autorais, permitindo que os usuários copiem certas obras protegidas para fins educacionais e de informação pública, como reportagem de notícias, estudo individual, pesquisa e revisão.
O tratamento justo é um conceito desenvolvido para expor as leis de direitos autorais, enquanto fornece exceções, em vez de defesas, para o uso de mídia digital por um indivíduo. Usos não autorizados, ou usos além da boa fé, são normalmente considerados contra a natureza do tratamento justo.
Definirtec explica o tratamento justo
O tratamento justo visa atingir um equilíbrio razoável e proporcional entre os direitos dos usuários e os dos proprietários dos direitos autorais.
Embora semelhante, o tratamento justo é menos brando do que a lei de uso justo nos Estados Unidos. No entanto, com o passar do tempo, a lacuna entre o uso justo e o tratamento justo diminuiu gradualmente para fornecer um equilíbrio razoável entre os direitos do usuário e do proprietário.
O tratamento justo inclui exceções, mas oferece finalidades de usuário finitas e adesão específica do usuário. Conseqüentemente, o conceito não oferece muita margem de manobra ao usuário que copia mídia digital protegida.