Definição – o que significa Microsoft Windows?
Microsoft Windows é um grupo de sistemas operacionais fabricados pela Microsoft. O Windows está disponível em versões de 32 e 64 bits e oferece uma interface gráfica do usuário (GUI), funcionalidades multitarefa, recursos de gerenciamento de memória virtual e suporte para vários dispositivos periféricos. Os sistemas operacionais Windows constituem versões de cliente e servidor.
Algumas das versões de cliente mais conhecidas incluem Windows 98, ME, XP, Vista e 7. Windows 10 é a versão mais recente, lançada em 2015. Algumas das versões de servidor Windows incluem Windows NT Server, 2000 Server, 2003 Server e Server 2008 R2. O Windows Server 2016 é a versão de servidor mais recente.
Definirtec explica Microsoft Windows
O Microsoft Windows começou como uma visão, mas seu desenvolvimento moldou amplamente o mundo da TI, talvez mais do que qualquer outro sistema operacional. Em 1983, o Windows foi anunciado pelos fundadores da Microsoft, Bill Gates e Paul Allen. Naquela época, ele tinha o codinome de Interface Manager, mas o nome Windows triunfou, pois descrevia adequadamente as janelas ou caixas necessárias para visualizar o novo sistema operacional.
Em novembro de 1985, a Microsoft lançou o Windows 1.0. Antes do lançamento do Windows, os usuários precisavam digitar comandos do MS-DOS. Com a introdução do Windows 1.0, os usuários usam o mouse para clicar nas janelas ou telas. O Windows 1.0 incluía barras de rolagem, menus suspensos, caixas de diálogo e ícones, que eram muito amigáveis ao usuário em comparação com a plataforma MS-DOS anterior. Os usuários também puderam alternar entre vários programas sem sair e reiniciar cada programa.
Ícones da área de trabalho e memória expandida foram desenvolvidos em versões posteriores do Microsoft Windows, junto com os recursos de download do Windows por meio de disquetes. A memória virtual do Microsoft Windows melhorou as interfaces gráficas. Junto com outros aplicativos desenvolvidos para Windows, o sistema operacional se tornou muito popular.
O Microsoft Windows 95 surgiu em agosto de 1995 para incluir suporte integrado à Internet e rede dial-up. Ele também incluiu seu próprio cliente de e-mail conhecido como Microsoft Outlook. Naquela época, aqueles que desejassem atualizar seus aplicativos do Microsoft Windows poderiam fazê-lo apenas por meio de disquetes e CD-ROMs. Além dos recursos de Internet, o Windows 95 oferece funções multimídia, recursos de computação móvel e recursos de rede integrados.
Em meados de 1995, a Microsoft lançou sua primeira versão do Internet Explorer. Em 1998, o Windows 98 foi apresentado como o primeiro software para uso em computadores pessoais. Incluía aplicativos de restauração do sistema e a capacidade de gravar, reproduzir e compartilhar música digital e filmes com o Microsoft Windows Media Player 7. O lançamento do Windows 2000 incluiu atualizações de segurança online, que ajudaram a educar os consumidores sobre ameaças de computador, como vírus. O Windows 2000 também permitiu o uso sólido de recursos de desktop amplamente aprimorados. O hardware plug and play, frequentemente usado em jogos, foi introduzido com o Windows 2000, junto com a compatibilidade com dispositivos móveis e USB.
Em breve, surgiram novos sistemas operacionais da Microsoft, como Windows XP (2001), Windows Vista (2006) e Windows 7 (2009). Este último incluía compatibilidade sem fio e de navegação digital. Com suporte para dispositivos eletrônicos periféricos, as possibilidades de jogos aumentaram por meio do software Microsoft Windows. O Microsoft Windows cresceu para acomodar dados de streaming, dados salvos em drives flash e dados salvos na nuvem, que incluía um espaço online para compartilhamento de arquivos.