Definição – o que significam os protocolos do Grupo 3?
Os protocolos do Grupo 3 são protocolos universais usados para enviar documentos de fax através de linhas telefônicas. Eles especificam a compressão de dados CCITT T.4 com uma taxa de transmissão máxima de 9600 baud. Os diferentes níveis de resolução fornecidos são 203 * 196 e 203 * 98.
Definirtec explica os protocolos do Grupo 3
O procedimento de controle de sessão para o protocolo do Grupo 3 depende dos conjuntos T.30.T.30. Uma chamada é dividida em cinco fases diferentes:
Fase 1: Relacionada à configuração da chamada.
Fase 2: trata dos procedimentos de pré-mensagem.
Fase 3: Relaciona-se à transmissão de imagens e mensagens.
Fase 4: trata-se de procedimentos de postagem de mensagens.
Fase 5: trata da liberação da chamada.
Os procedimentos de controle de sessão controlam as fases de 2 a 5 e usam quadros HDLC a 300 bits por segundo.
Os protocolos do Grupo 3 usam códigos Huffman modificados para compressão unidimensional e READ modificado para compressões bidimensionais. A primeira fase verifica se os terminais de fax estão presentes em cada extremidade das transmissões. Como esses protocolos são transmitidos por redes de voz, os terminais de fax de chamada e chamados enviam tons no início de uma chamada de fax. Os terminais de chamada transmitem um tom de chamada que identifica o terminal de fax. Os terminais de fax chamados também respondem com a identificação da estação chamada em torno do tom de 2100 Hz, que permanece por 3 segundos.