Definição – o que significa o porto efêmero?
Uma porta efêmera é um hub de comunicação temporário usado para comunicações de protocolo da Internet (IP). Ele é criado a partir de um conjunto de números de porta pelo software IP e usado como uma atribuição de porta do cliente final em comunicação direta com uma porta conhecida usada por um servidor.
Efêmero significa temporário ou de curta duração, como é a característica deste tipo de porto.
Definirtec explica Porto Efêmero
Em processos cliente-servidor que usam TCP / IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol) ou UDP (User Datagram Protocol), o cliente inicia a comunicação com um servidor por meio de uma das muitas portas conhecidas. No entanto, como o servidor não inicializa a comunicação, ele não deve usar uma porta conhecida para enviar respostas ao cliente, apenas no caso de um aplicativo do tipo servidor estar sendo executado naquele dispositivo cliente. Em vez disso, o servidor para o cliente usa uma nova porta temporariamente atribuída que o cliente fornece como a porta de origem.
Depois que a comunicação é encerrada, a porta fica disponível para uso em outra sessão. No entanto, ele geralmente é reutilizado somente depois que todo o intervalo de portas é usado.
Diferentes sistemas operacionais (SO) usam diferentes intervalos de portas para portas efêmeras. Muitas versões do Linux usam o intervalo de portas 32768-61000, enquanto as versões do Windows (até o XP) usam 1025-5000, por padrão.
Versões posteriores do Windows, incluindo Vista, Windows 7 e Server 2008, usam o intervalo sugerido pela Internet Assigned Number Authority (IANA) de 49152-65535.