Definição – O que significa Video Graphics Array (VGA)?
Video Graphics Array (VGA) é um padrão de exibição originalmente desenvolvido em 1987 pela IBM para sua gama de computadores PS2. O design de chip único do VGA facilitou a incorporação direta da placa de sistema do computador com requisitos mínimos. Mais tarde, o VGA se tornou o padrão de fato para sistemas gráficos em PCs.
VGA foi o último padrão gráfico da IBM adotado pela maioria dos fabricantes de computadores clones. O Super Video Graphics Array (SVGA) e o Extended Graphics Array (XGA) substituíram o VGA.
Definirtec explica Video Graphics Array (VGA)
O VGA foi projetado como um circuito integrado e específico de aplicativo (IC) para sinais analógicos, versus sinais digitais usados nos padrões Monochrome Display Adapters (MDA), Color Graphics Adapters (CGA) e Enhanced Graphics Adapters (EGA). Os sistemas VGA não são compatíveis com monitores construídos de acordo com esses padrões mais antigos.
Um conector VGA possui 15 pinos. No modo de texto, um sistema VGA normalmente fornece uma resolução de pixel de 720×400. No modo gráfico, um sistema VGA oferece uma resolução de pixel de 640×480 (16 cores) ou 320×200 (256 cores).
As especificações VGA adicionais incluem:
- Memória de acesso aleatório de vídeo de 256 KB (VRAM)
- 262,144 cores no total
- Modos de 16 e 256 cores
- Relógio mestre operando a 25.175 MHz ou 28.322 MHz
- Modo plano
- Modo de pixel compactado
- Até 800 pixels horizontais
- Até 600 linhas
- Suporte para tela dividida
- Taxas de atualização com um máximo de 70 Hz
- Suporte para rolagem de hardware suave
O VGA oferece suporte aos modos gráficos APA (All Points Addressable) e modos de exibição alfanuméricos do computador. A maioria dos jogos de PC são compatíveis com a profundidade de cores de alta VGA.