Definição – O que significa o Truevision Advanced Raster Graphics Adapter (TARGA)?
Truevision Advanced Raster Graphics Adapter (TARGA ou simplesmente TGA) é um formato raster simples para imagens individuais estabelecido pela Truevision em 1984 para ser usado nas primeiras placas gráficas, TARGA e VISTA, usadas em PCs compatíveis com IBM que suportam high color / true exibe cores e permite compressão bruta e sem perdas. Essas placas gráficas foram projetadas para síntese de imagem de computador profissional e edição de vídeo para IBM-PCs, portanto, a resolução usual dos arquivos .tga correspondem aos formatos padrão PAL e NTSC.
Definirtec explica Truevision Advanced Raster Graphics Adapter (TARGA)
O Truevision Advanced Raster Graphics Adapter (TARGA) é frequentemente referido como TGA devido à sua extensão “.tga”. O formato gráfico pode armazenar dados de imagem de 8, 16, 24 e 32 bits por pixel; o máximo de bits usados para RGB é de 24 bits, enquanto os últimos 8 bits são usados para o canal alfa, a informação de transparência, resultando no espaço de cores RGBA. Ele suportava cores de 24 bits antes mesmo de estar disponível no formato TIFF, o que ajudou a estabelecer o TARGA nos anos 80.
Os dados da imagem TARGA podem ser armazenados como dados brutos ou uma compactação sem perdas pode ser usada, como a compactação RLE que tem semelhanças com o PackBits, um método de compactação sem perdas introduzido pela Apple. Este método de compressão foi considerado ruim para grandes imagens fotográficas, mas se mostrou adequado para imagens pequenas e simples, como ícones, caricaturas e desenhos de linha. Os arquivos TARGA eram historicamente usados para texturas 3D em videogames mais antigos.