Definição – o que significa Merge Replication?
Replicação de mesclagem é um recurso oferecido pelos Microsoft SQL Servers que permite que as alterações sejam enviadas de um servidor primário, chamado de editor, para um ou mais servidores secundários, chamados de assinantes.
A replicação de mesclagem é um dos modos disponíveis no Microsoft SQL Server para distribuir dados a vários servidores de um servidor primário. A replicação de mesclagem é um dos três tipos de replicação, junto com a replicação de instantâneo e a replicação transacional. O tipo usado depende das necessidades do banco de dados, da frequência com que as alterações são feitas e da versão do SQL Server que está sendo empregada.
Definirtec explica Merge Replication
A replicação de mesclagem é o tipo mais complexo de replicação porque permite que o editor e o assinante façam alterações de forma independente no banco de dados. Nesse cenário, é discutível se o editor é estritamente o servidor primário, porque outros servidores também podem fazer alterações nos dados. De qualquer forma, as alterações são sincronizadas por agentes de mesclagem que ficam em ambos os servidores, bem como por um mecanismo de resolução de conflito predeterminado em caso de alterações de dados conflitantes. Esses conflitos podem surgir porque a replicação de mesclagem não requer uma conexão de rede em tempo real entre o editor e o assinante, o que aumenta a possibilidade muito real de um servidor alterar os dados e outro servidor posteriormente alterar os mesmos dados para um valor diferente.
A replicação de mesclagem é comumente usada por laptops e outros usuários móveis que não podem estar constantemente conectados ao editor, mas ainda precisam carregar uma cópia do banco de dados para fazer alterações.