Definição – o que significa tecnologia estéreo 3-D (S3-D)?
A tecnologia estéreo tridimensional (3-D) (S3-D) é uma técnica que gera uma ilusão de profundidade em uma imagem em movimento, exibindo separadamente duas imagens deslocadas para o olho direito e esquerdo do observador.
As duas imagens deslocadas são vistas como bidimensionais (2-D) para o observador e sintetizadas pelo cérebro como uma única imagem 3-D. Uma imagem em movimento 3-D pode ser criada de várias maneiras – a maioria, exceto 3-D autoestereoscópico, requer que o visualizador use óculos 3D.
S3D também é conhecido como 3-D estereoscópico.
Definirtec explica tecnologia estéreo 3-D (S3-D)
Existem diferentes técnicas usadas para criar uma imagem 3-D ilusória com o uso de lentes:
- Polarização 3-D usando lentes polarizadas ativas
- Polarização 3-D usando lentes polarizadas passivas
- Anáglifo 3-D usando lentes ciano vermelhas passivas ou com cores cromáticas opostas
- Sequenciamento de quadro alternativo usando lentes do obturador ativo e receptores de rádio especiais
- Display tipo head-mounted display (HMD) usando uma óptica de display separada posicionada na frente de um ou ambos os olhos, alguma resolução aumentada e campo de visão com vários micro-displays
A tela 3-D autoestereoscópica adiciona profundidade 3-D sem óculos.
S3-D exibe duas imagens deslocadas e cria uma paralaxe, que produz uma falta de igualdade entre um conjunto de olhos e invariavelmente causa uma pista estereoscópica para o cérebro. Como cada olho vê algo diferente, a paralaxe causa disparidade retiniana. Existem diferentes níveis de disparidade retiniana, dependendo do nível de tecnologia 3-D usada.
Alguns aparelhos de televisão podem produzir um efeito 3-D com o uso de óculos de obturador de tela de cristal líquido (LCD) que produzem uma imagem estereoscópica. Apenas algumas TVs de última geração também podem produzir imagens 3-D sem óculos.