Definição – O que significa Hyperthreading (HT)?
A tecnologia Hyperthreading (HT) é uma tecnologia proprietária de propriedade da Intel Corp. projetada para melhorar o desempenho geral da CPU superescalar usando multithreading de hardware simultâneo. Uma arquitetura superescalar de CPU implementa threads paralelos de unidades de informação, um processo conhecido como paralelismo de nível de instrução (ILP). Uma CPU com capacidade de multithreading pode executar simultaneamente diferentes partes do programa, como threads.
HT permite que um aplicativo multithreaded implemente threads em paralelo a partir de um único processador multicore, que executa threads em forma linear. A principal vantagem do HT é que ele permite a execução simultânea de vários threads, o que melhora a resposta e o tempo de reação ao mesmo tempo em que aprimora os recursos e o suporte do sistema.
Definirtec explica Hyperthreading (HT)
Um processador HT contém dois conjuntos de registros: os registros de controle e os registros básicos. Um registro de controle é um registro de processamento que controla ou altera o desempenho geral da CPU alternando o modo de endereço, controle de interrupção ou controle de coprocessador. Um registro básico é um local de armazenamento e parte da CPU. Ambos os processadores lógicos têm o mesmo barramento, cache e unidades de desempenho. Durante a execução, cada registro lida com threads individualmente.
Modelos mais antigos com técnicas semelhantes foram construídos com encadeamentos de software de processamento duplo que dividiam as instruções em vários fluxos e mais de um processador executava comandos. Os PCs com multithread simultaneamente têm suporte de hardware e a capacidade de executar mais de um thread de informações em paralelo.
Para garantir os melhores resultados, um sistema de PC requer vários componentes, incluindo um chipset da placa-mãe compatível, um sistema básico de entrada / saída (BIOS) e atualizações com suporte para a tecnologia HT e um sistema operacional (SO) compatível.
O HT foi desenvolvido pela Digital Equipment Corporation, mas foi lançado no mercado em 2002, quando a Intel lançou o Foster Xeon baseado em MP e o Pentium 4 baseado em Northwood com 3.06 GHz. Outros processadores HT entraram no mercado, incluindo o Pentium 4 HT, o Pentium 4 Extreme Edition e o Pentium Extreme Edition.