Definição – o que significa sub-rede?
Sub-rede é a estratégia usada para particionar uma única rede física em mais de uma sub-rede lógica menor (sub-redes). Um endereço IP inclui um segmento de rede e um segmento de host. As sub-redes são projetadas aceitando bits da parte do host do endereço IP e usando esses bits para atribuir um número de sub-redes menores dentro da rede original. A criação de sub-redes permite que uma organização adicione sub-redes sem a necessidade de adquirir um novo número de rede por meio do provedor de serviços de Internet (ISP). A criação de sub-redes ajuda a reduzir o tráfego da rede e oculta a complexidade da rede. A criação de sub-redes é essencial quando um único número de rede precisa ser alocado em vários segmentos de uma rede local (LAN).
As sub-redes foram inicialmente projetadas para solucionar a falta de endereços IP na Internet.
Definirtec explica Subnetting
Cada endereço IP consiste em uma máscara de sub-rede. Todos os tipos de classe, como Classe A, Classe B e Classe C incluem a máscara de sub-rede conhecida como máscara de sub-rede padrão. A máscara de sub-rede destina-se a determinar o tipo e o número de endereços IP necessários para uma determinada rede local. O firewall ou roteador é chamado de gateway padrão. A máscara de sub-rede padrão é a seguinte:
- Classe A: 255.0.0.0
- Classe B: 255.255.0.0
- Classe C: 255.255.255.0
O processo de criação de sub-redes permite que o administrador divida um único número de rede de Classe A, Classe B ou Classe C em porções menores. As sub-redes podem ser divididas em sub-redes novamente.
Dividir a rede em várias sub-redes oferece os seguintes benefícios:
- Reduz o tráfego da rede reduzindo o volume de transmissões
- Ajuda a superar as restrições em uma rede local (LAN), por exemplo, o número máximo de hosts permitidos.
- Permite que os usuários acessem uma rede de trabalho de suas casas; não há necessidade de abrir a rede completa.