Prato

Definição – o que Platter significa?

Um prato é uma placa magnética circular usada para armazenar dados em um disco rígido. Geralmente é feito de alumínio, substrato de vidro ou cerâmica. Uma unidade de disco rígido contém vários pratos montados no mesmo eixo. Os pratos giram quando o disco rígido está executando operações de leitura / gravação; as rotações por minuto dependem do modelo do disco rígido. O prato é muito sensível e qualquer contaminação pode muitas vezes tornar a área afetada ilegível, levando à perda de dados. O prato é capaz de armazenar uma grande quantidade de dados.

Definirtec explica Platter

Um prato é capaz de armazenar informações de ambos os lados. Uma cabeça é fornecida entre cada prato para ajudar a detectar e modificar os estados do prato. Isso resulta em duas cabeças em cada prato. Às vezes, vários braços também são fornecidos, especialmente no caso de discos rígidos que usam mais de um prato para armazenar dados.

O diâmetro do prato, entre outros fatores, determina o desempenho do disco rígido. A superfície do prato consiste em um número de regiões magnéticas muito pequenas (<1 mícron), cada uma das quais compreende uma única unidade binária de informação. A superfície do prato geralmente tem acabamento espelhado. O revestimento é feito após a usinagem. Durante a produção, um sensor especial é usado para examinar a superfície do prato para garantir que não haja defeitos.

Quando um disco rígido falha fisicamente, os pratos podem ficar ranhurados devido ao contato com a cabeça e ao desgaste nas superfícies. Nesses casos, a recuperação de dados pode ser difícil. Durante o processo de recuperação, o manuseio cuidadoso do disco rígido é altamente recomendado devido à sensibilidade do prato. Como resultado, o processo de recuperação é feito em um ambiente limpo.