Definição – O que significa o TRS-80?
TRS-80 é um microcomputador desktop que foi o primeiro sistema de computador pessoal produzido em massa. Lançado em 1977, o nome era uma abreviatura do nome da empresa que o fabricava e do microprocessador usado dentro, Tandy Radio Shack e Zilog Z80. Eles dominaram o mercado como o PC mais vendido até meados da década de 1980 e eram rivalizados pela série Apple II. A série TRS-80 consiste em três modelos: Modelo I, Modelo III e Modelo 4.
Definirtec explica TRS-80
A ideia de um microcomputador pré-montado foi um novo conceito em meados da década de 1970. A divisão Radio Shack da Tandy Corporation, fabricante do TRS-80 e dona de uma grande rede de lojas de eletrônicos, inicialmente pensou em desenvolver um kit que ajudasse os usuários a construir um microcomputador do zero, mas depois a ideia foi rejeitada e TRS- Os anos 80 eram vendidos como um computador pessoal pré-montado, poupando aos usuários o trabalho de soldar. Como era possível comprar este computador e usá-lo imediatamente, sem precisar montá-lo primeiro, o TRS-80 passou a ser conhecido como “computador eletrodoméstico”.
O Modelo I era essencialmente uma placa-mãe e teclado como uma única unidade, o que era um design comum na era do microprocessador de 1970 bits dos anos 8. Com 4 KB de RAM (e os modelos posteriores tinham 16 KB de RAM), o Modelo I tinha uma unidade de alimentação separada e usava um processador Zilog Z80 com clock de 1.77 MHz.