Definição – O que significa disquete de 5.25 polegadas?
O disquete de 5.25 polegadas foi o sucessor do disquete de 8 polegadas e serviu como o meio de armazenamento portátil dominante durante o final dos anos 1970 e ao longo dos anos 1980. Ele foi desenvolvido em 1976 e era semelhante em capacidade ao disquete de 8 polegadas, mas usava mídia de alta densidade e técnicas de gravação. Por causa de seu preço mais baixo e tamanho menor, o disquete de 5.25 polegadas substituiu rapidamente seu antecessor.
Definirtec explica o disquete de 5.25 polegadas
Originalmente projetado como um formato de baixa densidade e face única com capacidade de armazenamento de 100 KB, o disquete de 5.25 polegadas passou por muitos aprimoramentos, incluindo a introdução de uma variante de dupla face e alta densidade com capacidade de 1.2 MB. Como todos os disquetes, o disquete de 5.25 polegadas tinha um disco magnético dentro de uma caixa com um orifício no meio e era usado com uma unidade de disco dedicada capaz de ler os dados magnéticos do disco. Porém, o disquete de 5.25 polegadas usava uma capa de papel para a proteção da face magnética do disco e não havia outra proteção embutida. Semelhante ao disquete de 8 polegadas, tinha a mesma capa macia e era frágil. Não houve robustez adicional encontrada no disquete de 5.25 polegadas.
O disquete de 5.25 polegadas estava disponível em diferentes capacidades: 360 KB de baixa densidade, 160 KB de lado único e 1.2 MB de alta densidade. Este disquete normalmente tinha 10 setores e às vezes 16. A introdução do disquete de 3.5 polegadas, que tinha uma capacidade de armazenamento maior e um case rígido, tornou o disquete de 5.25 polegadas obsoleto.