Definição – o que significa Apple II?
O Apple II era um computador doméstico de 8 bits produzido pela Apple Computers, e que foi o sucessor do Apple I. Lançado em 1977, era baseado no design original do Apple I e introduziu grandes melhorias e novos recursos como um display colorido e slots de expansão.
O Apple II é freqüentemente considerado o primeiro verdadeiro computador pessoal.
Definirtec explica Apple II
O Apple II teve muitas novidades em seu crédito. Foi um dos primeiros sistemas de fácil utilização e um dos primeiros computadores com display colorido. Uma caixa de plástico foi usada no Apple II, o que era uma raridade na época, já que a maioria dos computadores anteriores eram vendidos como kits, consistindo simplesmente de placas de circuito e componentes. Foi o primeiro verdadeiro computador pessoal a fornecer slots de expansão. Cartões diferentes foram fabricados pela Apple e outros para aprimorar as capacidades do Apple II. Com a adição do VisiCalc, o programa de planilhas e a unidade de disquete, o Apple II foi um grande sucesso.
Como o Apple I, o Apple II usava a mesma tecnologia MOS do processador 6502 e rodava na mesma velocidade de clock de 1.023 Mhz. A linguagem de programação BASIC foi incorporada, de modo que o sistema estava pronto para ser executado imediatamente. A tela colorida do Apple II exibiu cores de 4 bits em 40 × 48 e cores de 6 bits em 280 × 192. Oito slots de expansão internos e um teclado dedicado também foram fornecidos.
Naquela época, nenhum computador oferecia a flexibilidade ou as possibilidades de expansão oferecidas pelo Apple II. A parte superior do computador pode ser removida com pouco esforço, dando acesso aos slots de expansão e à placa-mãe do sistema. O Apple II também estava equipado com uma saída de vídeo PAL ou um conector NTSC que permitia que uma TV fosse usada como monitor. Sua capacidade de RAM era de 4 a 64 kB e era mais expansível do que o Apple I.
O Apple II foi sucedido pelos computadores Apple II +.