Definição – O que significa Semente?
No compartilhamento do BitTorrent, uma semente é um usuário do BitTorrent que possui 100% de um arquivo e o está compartilhando para que outros usuários do BitTorrent façam download. Um sanguessuga, por outro lado, é um usuário do BitTorrent que baixa os arquivos compartilhados pelos seeders e não os envia de volta para outros usuários.
O tempo de download de um arquivo compartilhado via BitTorrent depende do número de seeders disponíveis para aquele arquivo; mais seeders significa maior velocidade de torrent.
Definirtec explica Seed
Além de seeders e leechers, existem peers que são usuários que baixam um arquivo, têm parte dele, mas estão simultaneamente enviando a parte baixada para outros usuários. Mesmo que os pares compartilhem os arquivos simultaneamente, a velocidade real do torrent depende principalmente do número de propagadores disponíveis para o arquivo compartilhado.
Ao baixar um arquivo, um sanguessuga ou um par não está baixando o arquivo do site real em que se encontra, mas sim de um computador de seed.
Por exemplo, suponha que uma semente esteja propagando um arquivo a 50 kbps e que haja cinco leechers para baixar esse arquivo. Inicialmente, o arquivo é compartilhado a 10 kbps cada para cada leech. Quando os leechers terminam o download e se eles propagam de volta o arquivo na mesma velocidade de 50 kbps, a velocidade total do torrent aumenta para 300 kbps. Este processo continua dependendo do número de seeders e leechers para aquele arquivo específico.
Ao contrário, se os leechers decidirem não propagar o arquivo depois de baixá-lo completamente, o propagador original é travado como o único propagando o arquivo. Quanto mais sementes, melhor será a taxa de download. No entanto, é bom ter mais peers além dos seeders, pois os downloaders podem utilizar ambos.
Depois que um arquivo é totalmente propagado, o aplicativo BitTorrent interrompe automaticamente o processo de propagação e o arquivo pode ser removido da lista de propagação. Esta definição foi escrita no contexto do BitTorrent