Definição – O que significa Enhanced Parallel Port (EPP)?
A porta paralela aprimorada (EPP) é uma interface de entrada / saída (E / S) padrão antiga, mas ainda amplamente utilizada, que conecta dispositivos periféricos, como uma impressora ou um scanner, a um PC. As quatro portas paralelas padrão são a porta paralela (PS / 2), a porta paralela padrão (SPP), a EPP e a porta de capacidades estendidas (ECP).
O EPP é mais rápido do que as portas mais antigas e pode transmitir mais dados enquanto permite a troca de direção de canal. Esta porta é apropriada para discos rígidos portáteis, aquisição de dados e adaptadores de rede. O EPP é usado principalmente para PCs que suportam comunicação bidirecional de oito bits em velocidades de barramento ISA (Industry Standard Architecture). EPP introduziu desempenho avançado com compatibilidade com versões anteriores de SPP. O EPP é cerca de 10 vezes mais rápido do que os modos de porta mais antigos.
Definirtec explica Enhanced Parallel Port (EPP)
Uma porta paralela foi usada pela primeira vez em 1981 para fornecer uma interface física entre um PC e uma impressora. A porta paralela original era chamada de porta normal ou SPP e logo se tornou um padrão de fato para a maioria dos PCs.
Em 1987, o PS / 2 foi introduzido. Essa porta era muito mais rápida e tinha recursos de porta bidirecional. O PS / 2 pode ler dados de um dispositivo periférico para o host. O EPP bidirecional foi desenvolvido em 1994 para fornecer uma interface de alto desempenho. Este modo foi implementado como parte do padrão do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). O ECP bidirecional também foi lançado em 1994 pela Microsoft e pela Hewlett Packard para uso com impressoras e scanners. Possui acesso direto à memória (DMA), primeiro a entrar / primeiro a sair (FIFO), compressão de dados e endereçamento de canal.
A porta paralela padrão original (SPP) era unidirecional (uma direção) e podia transferir dados de oito bits. A porta paralela PS / 2 introduziu uma porta de dados bidirecional de oito bits que era duas vezes mais rápida. Tanto o SPP quanto o PS / 2 transferiram dados a uma taxa de 50 a 150 KBps. Cada novo design de porta paralela ajudou a melhorar o desempenho e a velocidade da transferência de dados.
Tanto o EPP quanto o ECP suportam uma porta bidirecional de oito bits. Normalmente, o EPP é usado para modelos mais novos de impressoras e scanners, enquanto o ECP é usado para periféricos que não são da impressora, como adaptadores de rede ou unidades de disco. Embora o EPP e o ECP sejam bastante diferentes, existem produtos modernos que oferecem suporte ao EPP e ao ECP coletivamente.