Definição – o que significa a Biblioteca de fitas virtuais (VTL)?
Uma biblioteca de fita virtual (VTL) é uma tecnologia para backup e recuperação de dados que usa bibliotecas ou unidades de fita junto com seu software existente para backup.
O sistema de biblioteca de fita virtual emula os antigos dispositivos de fita magnética e formatos de dados, mas executa backups e recuperação de dados muito mais rápidos. É capaz de evitar os problemas de fluxo de dados que geralmente ocorrem com unidades de fita como resultado de suas velocidades lentas de transferência de dados.
Definirtec explica a Virtual Tape Library (VTL)
A tecnologia VTL não inclui unidades de disco removíveis fisicamente e as unidades estão sempre ligadas e conectadas a fontes de dados. Portanto, a remoção para um local físico diferente para recuperação de desastres e armazenamento seguro não é possível, e as unidades de disco energizadas estão sempre suscetíveis a danos e corrupção de flutuações de energia elétrica ou quedas de raios. Portanto, eles nunca são fisicamente isolados eletricamente. Ambos os fatores são desvantagens em comparação com a fita magnética.
Para solucionar essas desvantagens, alguns sistemas usam uma VTL e, em seguida, fazem backup do segundo disco rígido em fita magnética para proteção de recuperação de desastres; isso é conhecido como sistema de disco para disco para fita (D2D2T).
Uma grande porcentagem dos produtos vendidos no mercado de VTL é baseada na tecnologia da FalconStor Software Inc., uma empresa de software de proteção de dados baseada em disco.