Definição – O que significa Universal Serial Bus 2.0 (USB 2.0)?
Um barramento serial universal (USB) 2.0 é uma interface serial de hardware usada para conectar dispositivos periféricos a computadores e outros dispositivos digitais. O 2.0 é uma referência à versão padrão original da interface USB.
O USB 2.0 é uma das interfaces seriais externas mais amplamente usadas para conectar periféricos a um computador. A porta de dados USB 2.0 é usada para conectar uma variedade de dispositivos periféricos, como mouses, teclados, impressoras, scanners, discos rígidos externos, consoles de videogame, câmeras digitais, dispositivos móveis e adaptadores de rede. Outro dispositivo USB comum e conveniente é a unidade flash ou cartão de memória.
Definirtec explica Universal Serial Bus 2.0 (USB 2.0)
O dispositivo USB 2.0 pode ser conectado a um soquete USB e usado como fonte de alimentação USB para corrente contínua (DC) na conexão de equipamentos como alto-falantes ou recarga de baterias em dispositivos como lâmpadas de teclado e geladeiras em miniatura.
O padrão USB 2.0 pode suportar até 127 dispositivos e tem três taxas de transferência de dados (DTRs) diferentes:
- Baixa velocidade: para teclados e mouses com um DTR a 1.5 Mbps
- Velocidade total: a taxa padrão USB 1.1 com um DTR a 12 Mbps
- Alta velocidade: a taxa padrão USB 2.0 com um DTR a 480 Mbit / s
O USB 2.0 possui uma variedade de recursos, incluindo plug-and-play e a capacidade de transferir arquivos entre dispositivos. Também é hot swap, tem DTRs melhorados em comparação com USB 1.1 e é compatível com versões anteriores de USB 1.1. No entanto, o dispositivo USB 2.0 só transferirá dados a 1.5 Mbps se uma porta USB 1.1 for usada.
Em 2007, um padrão foi implementado para o USB 2.0 High Speed Inter Chip (HSIC) usando uma alternativa de chip a chip, além de remover os transceptores analógicos encontrados nas versões anteriores.
Atualmente, o USB 3.0 ou SuperSpeed é a última revisão do USB. Possui um DTR de 5 Gbps, dez vezes mais rápido que o USB 2.0.