Inicialização

Definição – o que significa Bootstrap?

Um bootstrap é o programa que inicializa o sistema operacional (SO) durante a inicialização. O termo bootstrap ou bootstrapping originou-se no início dos anos 1950. Referia-se a um botão de carregamento de bootstrap que era usado para iniciar um programa de bootstrap com fio ou programa menor que executava um programa maior, como o sistema operacional. O termo foi dito ser derivado da expressão “puxando-se por seus próprios bootstraps,” começando pequeno e carregando programas um de cada vez enquanto cada programa é “amarrado” ou conectado ao próximo programa a ser executado em sequência.

Definirtec explica Bootstrap

Bootstrapping é o processo de carregar um conjunto de instruções quando um computador é ligado ou inicializado pela primeira vez. Durante o processo de inicialização, são realizados testes de diagnóstico, como o autoteste de inicialização (POST), que definem ou verificam as configurações dos dispositivos e implementam testes de rotina para a conexão de periféricos, hardware e dispositivos de memória externa. O carregador de boot ou programa de bootstrap é então carregado para inicializar o sistema operacional.

Os programas típicos que carregam o sistema operacional são:

  • GNU Grand Unified Bootloader (GRUB): Uma especificação multiboot que permite ao usuário escolher um dos vários sistemas operacionais
  • NT Loader (NTLDR): Um bootloader para o sistema operacional Windows NT da Microsoft que geralmente é executado a partir do disco rígido
  • Linux Loader (LILO): um bootloader para Linux que geralmente é executado a partir de um disco rígido ou disquete
  • Network Interface Controller (NIC): usa um bootloader que suporta a inicialização a partir de uma interface de rede, como Etherboot ou ambiente de execução de pré-inicialização (PXE)

Antes de inicializar, diz-se que um computador inicia com uma memória principal vazia. O bootstrap permite que a sequência de programas carregue para iniciar o sistema operacional. O SO é o principal programa que gerencia todos os programas que rodam em um computador e executa tarefas como controlar dispositivos periféricos como uma unidade de disco, gerenciar diretórios e arquivos, transmitir sinais de saída para um monitor e identificar sinais de entrada de um teclado.

Bootstrap também pode se referir à preparação de ambientes de programação iniciais de forma incremental para criar ambientes de programação mais complexos e fáceis de usar. Por exemplo, ao mesmo tempo, o ambiente de programação pode ter consistido em um programa assembler e um editor de texto simples. Com o tempo, melhorias graduais levaram às sofisticadas linguagens de programação orientadas a objetos e ambientes de desenvolvimento gráfico integrado (IDEs) de hoje.