Definição – o que significa dissipador de calor e ventilador (HSF)?
Um dissipador de calor e ventilador (HSF) é uma solução de resfriamento ativa usada para resfriar circuitos integrados em sistemas de computador, geralmente a unidade de processamento central (CPU). Como o nome sugere, é composto por uma unidade de resfriamento passiva (dissipador de calor) e um ventilador. O dissipador de calor é geralmente feito de um material condutor de alta temperatura, como alumínio e cobre, e o ventilador é DC sem escova, que é o padrão usado para sistemas de computador.
Definirtec explica dissipador de calor e ventilador (HSF)
Um dissipador de calor e um ventilador são freqüentemente usados em sistemas de computador modernos para manter o processador resfriado. Sem ele, o processador pode superaquecer facilmente e ser danificado. Portanto, essa combinação é freqüentemente encontrada na maioria dos sistemas de computador de gama baixa a média e até mesmo em notebooks de última geração. No entanto, para PCs e sistemas de computador que possuem um processador mais potente, é necessária uma solução de resfriamento mais potente, como resfriamento a líquido.
O dissipador de calor é um material condutor térmico que rapidamente leva o calor para longe do processador. Ele é projetado para ter a maior quantidade de área de superfície em um pequeno volume de espaço, então, além da superfície de contato plana, o dissipador de calor tem muitas “aletas” finas que facilitam a dissipação de calor por convecção térmica, o que significa que o calor é ainda mais transportado do próprio dissipador de calor por via aérea. Freqüentemente, o fluxo normal de ar não é suficiente para permitir um resfriamento rápido, então um ventilador deve ser adicionado. Juntos, o HSF é a solução de resfriamento mais barata disponível, com eficiência variando de acordo com o projeto do dissipador de calor e a potência do ventilador.