Definição – o que significa arquivo compactado?
Um arquivo compactado é qualquer arquivo menor que seu tamanho original e pode conter um ou mais arquivos, ou até mesmo um diretório. Um arquivo compactado tem o atributo compactado ativado. Os arquivos compactados têm a vantagem de serem mais rápidos para transmitir e baixar e podem permitir que mais dados sejam armazenados em mídia física ou removível.
Definirtec explica o arquivo compactado
Exemplos de extensões de arquivo compactado são .RAR, .ZIP e .TAR. Um arquivo compactado é criado com a ajuda de diferentes técnicas de compactação de arquivo que realizam a análise matemática dos dados contidos no arquivo e removem as redundâncias envolvidas. Os arquivos compactados são ideais para texto, documentos de processador de texto, arquivos de áudio .WAV e planilhas. No entanto, os arquivos compactados têm qualidade inferior no caso de arquivos gráficos ou certos formatos de áudio e vídeo. Geralmente, é recomendável verificar os dados contidos nos arquivos antes de criar arquivos compactados.
Existem muitas vantagens associadas aos arquivos compactados. Arquivos compactados podem ajudar a economizar espaço no disco rígido e também são mais rápidos para transmitir, baixar e armazenar. Arquivos compactados são mais convenientes para leitura e escrita mais rápidas, especialmente no caso de documentos de texto ou processador de texto.
No entanto, existem algumas desvantagens associadas aos arquivos compactados. Trabalhar com um arquivo compactado consome mais tempo do processador do que um arquivo descompactado, pois o processo de descompactação e recompactação está envolvido. No caso do sistema operacional Windows, o sistema de arquivos FAT não oferece suporte a arquivos compactados e apenas o sistema de arquivos NTFS oferece. Nem todos os arquivos podem ser compactados, pois alguns deles são exigidos pelo sistema operacional durante a inicialização. Por exemplo, NTLDR e BOOTMGR são tipos de arquivo que nunca devem ser compactados.