Definição – O que significa Compact Disc-Read-Only Memory (CD-ROM)?
Uma memória somente leitura de disco compacto (CD-ROM) é um dispositivo de armazenamento que pode ser lido, mas não gravado.
O CD-ROM era uma convenção comum para entrega de áudio e outros dados ao longo dos anos, antes que pequenas unidades flash de estado sólido e outros dispositivos começassem a assumir o controle.
Definirtec explica Compact Disc-Read-Only Memory (CD-ROM)
Como a fita magnética substituiu o vinil, o CD substituiu a fita magnética como uma maneira durável e fácil de armazenar informações.
Em muitos aspectos, o CD-ROM foi o último método de armazenamento físico de dados, coincidindo com o uso de disquetes para computadores. Por outro lado, o armazenamento e as transmissões de dados atuais são em sua maioria “completamente digitais”, no sentido de que pequenos pedaços de hardware podem manipular as informações que seriam colocadas em dezenas de CDs ou disquetes individuais.
À medida que os discos compactos se tornaram um formato de dados comum para música e outros tipos de dados, os CDs graváveis permitem que os usuários baixem dados de seus computadores para serem usados em outros dispositivos, por exemplo, na replicação de músicas e listas de reprodução para uso em sistemas estéreo com disco compacto capacidade.
À medida que os CDs se tornaram úteis para armazenar e fornecer software além de música, as empresas trabalharam em protocolos técnicos específicos para diferentes tipos de dados digitais gravados em produtos de CD-ROM. Eles continuam a ajudar a gerenciar vídeos, arquivos individuais e diferentes tipos de dados que podem estar em um CD.