Definição – O que significa disquete virtual?
Um disquete virtual é uma alternativa virtual para um disquete tradicional e existe como um arquivo em vez de um disco físico. Um disquete virtual se comporta como um disquete tradicional, exceto que o conteúdo do arquivo é armazenado como uma imagem de disco no disco rígido. Ele é criado copiando um disquete físico para um arquivo de imagem.
O sistema operacional pode reconhecer uma unidade virtual como uma unidade física. A imagem substituída pela unidade física real é criada usando um software de emulação de disco. No entanto, uma unidade virtual pode emular qualquer tipo de unidade física, incluindo uma unidade de disquete, disco rígido, unidade de fita ou unidades ópticas de CD / DVD / BD / HD DVD, entre outras. Ele pode ser criado na RAM ou em um disco rígido.
Esse termo também é conhecido como unidade virtual ou unidade RAM quando criado na RAM.
Definirtec explica o disquete virtual
Certos programas de software ainda requerem um disquete para instalação. No entanto, poucos fabricantes produzem unidades de disquete e muito poucos varejistas vendem disquetes. Outros usos de disquetes incluem facilitar o particionamento do disco rígido, acessar o prompt da linha de comando e as transferências de arquivos da máquina virtual. Às vezes, os disquetes virtuais são preferidos porque são mais fáceis de gerenciar sem perda ou dano ao disco físico.
Programas de software podem ser usados para criar um disquete virtual na ausência de um disquete físico. Exemplos desses programas são Diskcopy, Floppy Image Creator e Virtual Floppy Drive.