Definição – o que significa bateria?
Uma bateria é um dispositivo que produz elétrons por meio de reações eletroquímicas e contém terminais positivos (+) e negativos (-). Uma bateria consiste em uma ou mais células eletroquímicas, que transformam a energia química armazenada diretamente em energia elétrica. Quando uma carga externa se conecta a uma bateria, os elétrons passam do terminal negativo para o positivo, criando uma corrente elétrica. Essa corrente pode alimentar um motor, uma lâmpada, um relógio, um computador, um telefone celular e outros dispositivos ou equipamentos eletrônicos. A velocidade do fluxo da bateria é determinada pela resistência interna da bateria e pela carga externa.
Definirtec explica bateria
As baterias estão disponíveis em vários tamanhos, que vão desde as células em miniatura usadas em relógios de pulso e aparelhos auditivos elétricos até baterias do tamanho de salas usadas para oferecer energia em modo de espera para centros de dados e centrais telefônicas.
As baterias são geralmente classificadas em baterias primárias e secundárias. As baterias primárias são baterias descartáveis. Eles são construídos para serem usados apenas uma vez e depois descartados. Isso ocorre porque as reações químicas que ocorrem nas baterias primárias não podem ser revertidas e os materiais ativos não voltam às suas formas originais. Esses tipos de bateria são normalmente usados em dispositivos portáteis, que requerem um consumo mínimo de corrente. Variedades comuns de baterias descartáveis ou primárias incluem baterias alcalinas e baterias de zinco-carbono.
As baterias secundárias, também chamadas de baterias recarregáveis, são feitas para serem recarregadas e reutilizadas muitas vezes. As baterias secundárias geralmente incluem materiais ativos que são montados em um estado descarregado. Essas baterias podem ser recarregadas com a aplicação de corrente elétrica, o que ajuda a reverter as reações químicas que ocorrem quando a bateria é usada. Dispositivos projetados para fornecer uma fonte de corrente adequada são conhecidos como carregadores ou recarregadores. As baterias de chumbo-ácido são o tipo mais antigo de bateria recarregável.
As baterias secas são outro tipo de bateria recarregável. Estas são unidades cobertas e, portanto, particularmente úteis em dispositivos portáteis, incluindo laptops e telefones celulares. Outros tipos de bateria incluem células de íon-lítio (íon-lítio), hidreto metálico de níquel (NiMH), níquel-zinco (NiZn) e células de níquel-cádmio (NiCd). Até agora, as baterias de íon-lítio têm o maior valor de mercado. Por outro lado, o NiMH substituiu o NiCd na maioria das aplicações devido à sua melhor capacidade, embora o NiCd ainda seja usado em equipamentos médicos, ferramentas elétricas e rádios bidirecionais.