Definição – o que significa contenção de CPU?
A contenção de CPU é um evento em que os componentes e máquinas individuais da CPU em um sistema de hardware virtualizado esperam muito tempo por sua vez no processamento. Nesse sistema, os recursos (por exemplo, CPU, memória, etc.) são distribuídos entre diferentes máquinas virtuais (VMs). Como diferentes recursos de processamento são atribuídos a diferentes máquinas, os escalonadores no sistema ordenam a entrada / saída e outras tarefas. O processamento dessas tarefas é atrasado quando as máquinas atribuídas a elas estão passando por uma contenção de CPU.
Definirtec explica contenção de CPU
Especialistas que observam a contenção de CPU alertam que esse tipo de conflito interno pode acontecer facilmente em um sistema virtualizado. No entanto, existem diferentes maneiras de analisar o sistema para descobrir se a contenção da CPU é um problema. Os profissionais de TI analisam o trabalho do kernel VM ao lidar com as diferentes demandas de processamento. Uma métrica chamada porcentagem pronta (% pronta) mostra quanto tempo uma máquina tem que esperar pela energia de processamento. Quando esse número sobe muito alto, indica contenção de CPU.
Existem também estratégias mais amplas para evitar a contenção da CPU; por exemplo, os especialistas sugerem “construir” em vez de agrupar as alocações de CPU virtual de maneiras que podem causar gargalos e problemas de contenção. Geralmente, os administradores desejam procurar números de espera elevados e evidências de que há muitos componentes da CPU atribuídos para agendamento e que os processos individuais estão atrasados de maneiras que podem inibir o desempenho.