Definição – o que significa segurança de aplicativos da Web?
A segurança de aplicativos da Web é o processo de proteger dados confidenciais armazenados online contra acesso e modificação não autorizados. Isso é conseguido através da aplicação de medidas políticas rigorosas. As ameaças à segurança podem comprometer os dados armazenados por uma organização se hackers com intenções maliciosas tentarem obter acesso a informações confidenciais.
O objetivo da segurança de aplicativos da Web é identificar o seguinte:
- Ativos críticos da organização
- Usuários genuínos que podem acessar os dados
- Nível de acesso fornecido a cada usuário
- Várias vulnerabilidades que podem existir no aplicativo
- Criticidade de dados e análise de risco na exposição de dados
- Medidas de remediação apropriadas
Definirtec explica a segurança de aplicativos da Web
A segurança de aplicativos da Web visa atender e cumprir as quatro condições de segurança, também conhecidas como princípios de segurança:
- Confidencialidade: afirma que os dados confidenciais armazenados no aplicativo da Web não devem ser expostos em nenhuma circunstância.
- Integridade: afirma que os dados contidos no aplicativo da Web são consistentes e não são modificados por um usuário não autorizado.
- Disponibilidade: afirma que o aplicativo da Web deve estar acessível ao usuário genuíno dentro de um período de tempo especificado, dependendo da solicitação.
- Não-repúdio: afirma que o usuário original não pode negar a modificação dos dados contidos no aplicativo da Web e que o aplicativo da Web pode provar sua identidade ao usuário original.
O processo de análise de segurança é executado em paralelo com o desenvolvimento de aplicativos da web. O grupo de programadores e desenvolvedores responsáveis pelo desenvolvimento do código também são responsáveis pela execução de várias estratégias, análise pós-risco, mitigação e monitoramento.