Definição – o que significa conteúdo ativo malicioso?
O conteúdo ativo malicioso refere-se ao código malicioso inserido em linguagens de script. Normalmente, esse código é baixado em um navegador da Web e iniciado sem autorização no sistema local de um usuário desconhecido. O conteúdo ativo malicioso é usado para incorporar worms e vírus, resultando na coleta de informações do usuário local, bem como outros problemas do computador. Linguagem de script vigorosa, como JavaScript, é conhecida por ser a mais vulnerável a ataques maliciosos de conteúdo ativo. Os sites interativos também podem conter conteúdo ativo malicioso. Mapas meteorológicos e indicadores de estoque podem ser vulneráveis a conteúdo ativo malicioso, assim como objetos incorporados e recursos opcionais, como pesquisas na Internet. O que é particularmente destrutivo sobre o conteúdo ativo malicioso é que, no momento em que o computador foi infectado, já é tarde demais para corrigir o problema.
A Definirtec explica o conteúdo ativo malicioso
O conteúdo ativo malicioso e o conteúdo ativo legítimo podem ser difíceis de diferenciar. Os formatos Hex e UTF-8 no JavaScript tornam a detecção de conteúdo ativo malicioso quase impossível, pois o invasor pode contornar algumas das regras de política das ferramentas de proteção de conteúdo ativo, como ProxySG. Além disso, esse tipo de dispositivo do tipo appliance pode evitar muitos ataques de conteúdo ativo mal-intencionado. Os especialistas em informática recomendam a instalação de camadas de proteção porque algumas são mais adequadas a certas linguagens de script do que outras.
Plug-ins como ActiveX são notórios por sua vulnerabilidade a conteúdo ativo malicioso. Além disso, o conteúdo ativo malicioso pode roubar uma senha ou pin e, posteriormente, acessar um site com informações confidenciais, fazendo com que pareça que foi acessado por um usuário autorizado. Isso pode tornar ainda mais difícil rastrear se conteúdo ativo malicioso foi usado no ataque.