Definição – o que significa AMD Fusion?
AMD Fusion é um codinome para a série de unidades de processamento acelerado (APUs) da AMD, que combinam as funções de uma CPU multicore e uma placa de vídeo discreta com capacidade para DirectX 11 em um único dado – uma APU. Isso dá aos dispositivos alimentados pela CPU maior poder de processamento, especialmente em termos de gráficos.
Este design reduz bastante o consumo de energia eliminando muitos componentes da placa-mãe que são usados para conectar a CPU e a GPU. Em vez de alimentar uma CPU, GPU e tudo o mais, o dispositivo Fusion só precisa alimentar um único chip eficiente. Isso também remove o gargalo causado pelos outros componentes usados na comunicação GPU-CPU.
Definirtec explica AMD Fusion
As APUs Fusion são projetadas para processamento paralelo, fazendo com que aplicativos ricos em gráficos sejam executados de forma mais rápida e uniforme. Combinando os recursos de uma CPU multicore e uma GPU discreta em um único pacote de processador, é alcançado um desempenho superior com baixo consumo de energia, tornando esta tecnologia ideal para dispositivos de fator de forma pequeno, como netbooks e tablets.
AMD Fusion foi anunciado pela primeira vez em 2006 e os primeiros produtos contendo essa tecnologia foram lançados no início de 2011, principalmente desktops, notebooks e netbooks HD. Os produtos que contêm as APUs Fusion não têm um adesivo Fusion, mas são rotulados com a marca Vision, pois essa é a convenção de nomenclatura externa da empresa para dispositivos que contêm a APU Fusion. AMD Fusion é uma convenção de nomenclatura interna.
AMD Fusion é desenvolvido como resultado da aquisição da ATI pela AMD.