Definição – o que significa o Routing Metric?
Uma métrica de roteamento é uma unidade calculada por um algoritmo de roteamento para selecionar ou rejeitar um caminho de roteamento para transferência de dados / tráfego.
Uma métrica de roteamento é calculada por algoritmos de roteamento ao determinar a rota ideal para enviar tráfego de rede. As métricas são atribuídas a cada rota diferente disponível na tabela de roteamento e são calculadas usando muitas técnicas e métodos diferentes com base nos algoritmos de roteamento em uso. Alguns dos parâmetros usados para calcular uma métrica de roteamento são os seguintes:
- Contagem de saltos
- Confiabilidade do caminho
- Velocidade do caminho
- Ver
- Largura de Banda
- Latência
- Unidade máxima de transmissão
Definirtec explica a métrica de roteamento
Roteadores são os principais dispositivos de rede usados para transportar dados em diferentes redes interconectadas. Um sistema autônomo ou uma grande rede corporativa pode conter muitas redes diferentes, junto com muitos roteadores trabalhando para permitir a comunicação entre eles. Da mesma forma, um segmento de uma grande rede pode conter muitas redes pequenas. Portanto, há muitos caminhos de comunicação de rede envolvidos no transporte de tráfego de rede. Como essas redes pequenas e grandes estão interconectadas, um roteador de rede registra vários caminhos ou rotas que levam a qualquer nó ou rede específica. No entanto, para decidir sobre o caminho ideal entre eles, um roteador usa uma métrica de roteamento como um processo de seleção de núcleo.
As métricas de roteamento são compostas por vários parâmetros e ambientes operacionais diferentes para determinar pontos de comparação entre os caminhos disponíveis. Geralmente, as métricas de roteamento também são conhecidas como o cálculo de custo para um determinado caminho, que varia dependendo do protocolo de roteamento em uso. Por exemplo, rotocols de roteamento de vetor de distância implementam o algoritmo Bellman-Ford para adicionar o número total de saltos, ou roteadores intermediários, envolvidos no alcance de um destino. Confiabilidade do caminho, carga, velocidade, latência, perda de pacotes e alguns outros fatores são entradas para calcular o custo do caminho em protocolos de roteamento modernos.