Definição – o que significa Active Server Pages (ASP)?
Active Server Pages (também conhecido como ASP ou ASP clássico) é o primeiro mecanismo de script do lado do servidor da Microsoft que habilitou páginas da Web geradas dinamicamente. Embora a versão inicial fosse um complemento do componente IIS (Serviços de Informações da Internet) do Windows NT 4.0, ele foi posteriormente incorporado ao sistema operacional Windows Server.
ASP emprega scripts do lado do servidor para produzir páginas da Web dinamicamente com base em uma solicitação específica do cliente. O resultado é uma página da Web em HTML enviada de volta ao cliente para exibição. VBScript é a linguagem de script padrão usada para escrever ASP, embora outras linguagens de script possam ser usadas.
Definirtec explica Active Server Pages (ASP)
ASP era a alternativa da Microsoft aos scripts CGI (Common Gateway Interface) e Java Server Pages (JSPs), ambos destinados a permitir que os clientes interajam com bancos de dados do lado do servidor e serviços corporativos. O ASP passou por três versões principais: ASP 1.0 em 1996 (incluído no IIS 3.0), ASP 2.0 em 1997 (IIS 4.0) e ASP 3.0 em 2000 (IIS 5.0). ASP 3.0 torna-se parte do IIS 6.0 no Windows Server 2003 e parte do IIS 7.0 no Windows Server 2008.
O ASP agora está obsoleto e foi substituído pelo ASP.NET. Porém, o ASP.NET não é estritamente uma versão aprimorada do ASP; as duas tecnologias têm implementações subjacentes completamente diferentes. ASP.NET é uma linguagem compilada e depende do .NET Framework, enquanto ASP é estritamente uma linguagem interpretada. Como acontece com qualquer tecnologia mais antiga, você certamente encontrará ASP em produção, mas terá dificuldade em argumentar para usá-lo em um novo projeto.