Definição – O que significa Multiprocessamento Simétrico (SMP)?
Multiprocessamento simétrico (SMP) é uma arquitetura de computação na qual dois ou mais processadores são anexados a uma única instância de memória e sistema operacional (SO). O SMP combina vários processadores para completar um processo com a ajuda de um sistema operacional host, que gerencia a alocação, execução e gerenciamento do processador.
Definirtec explica Multiprocessamento Simétrico (SMP)
O SMP é implementado principalmente em ambientes de computação com uso intensivo de recursos que exigem alto poder de computação para executar tarefas e processos de programas e aplicativos. Isso envolve a instalação conjunta de dois ou processadores em uma máquina.
O SMP combina multiprocessamento de hardware e software. O hardware fornece potência de computação bruta e o software gerencia a segregação, seleção e distribuição do processador de hardware. Os recursos de hardware SMP lidam com vários processadores, barramentos de dados e suporte de memória física. Os recursos do software SMP são responsáveis pelo suporte do sistema operacional, que gerencia a carga de trabalho de execução de processos específicos do aplicativo na arquitetura de processamento distribuída.