Definição – o que significa consolidação de servidores?
A consolidação de servidor se refere ao uso de um servidor físico para acomodar um ou mais aplicativos de servidor ou instâncias de usuário. A consolidação do servidor torna possível compartilhar os recursos de computação de um servidor entre vários aplicativos e serviços simultaneamente. É usado principalmente para reduzir o número de servidores necessários em uma organização.
Definirtec explica a consolidação de servidores
O objetivo principal por trás da consolidação do servidor é consumir todos os recursos disponíveis de um servidor e reduzir as despesas operacionais e de capital associadas a vários servidores. Tradicionalmente, apenas 15-30 por cento da capacidade geral de um servidor físico é usado. Com a consolidação do servidor, a taxa de utilização pode ser aumentada para bem mais de 80 por cento. A consolidação de servidor funciona com base nos princípios da virtualização de servidor, em que um ou mais servidores virtuais residem em um servidor físico.
A consolidação de servidor usa uma arquitetura multilocatária em que todos os servidores virtuais instalados e hospedados compartilham um processador, armazenamento, memória e outros processos de E / S e rede. No entanto, cada servidor virtual possui um sistema operacional, aplicativos e serviços internos separados.