Definição – o que significa Network Time Protocol (NTP)?
Network Time Protocol (NTP) é um protocolo TCP / IP usado para sincronizar relógios de computador em redes de dados. O NTP foi desenvolvido na década de 1980 por DL Mills na Universidade de Delaware para obter uma sincronização de tempo altamente precisa e para sustentar os efeitos da latência variável em redes de dados comutadas por pacotes por meio de um buffer de jitter.
Definirtec explica Network Time Protocol (NTP)
O NTP permite a sincronização de relógios de computador distribuídos pela rede, garantindo uma cronometragem local precisa com referência a um determinado horário na Internet. O NTP se comunica entre clientes e servidores usando o protocolo de datagrama do usuário na porta No.123. O pacote de software NTP inclui um programa de segundo plano conhecido como daemon ou serviço, que sincroniza o relógio do computador com um determinado horário de referência, como rádio-relógio ou um determinado dispositivo conectado a uma rede.
O NTP usa um nível sistemático e hierárquico de fontes de relógio para sua referência. Cada nível é chamado de estrato e tem um número de camada que geralmente começa com zero. O nível do estrato serve como um indicador da distância do relógio de referência para evitar a dependência cíclica na hierarquia. No entanto, o estrato não representa a qualidade ou confiabilidade do tempo.
Algumas das vantagens de usar NTP incluem:
- O NTP pode ser facilmente implantado em servidores que hospedam diferentes serviços.
- O NTP requer menos sobrecarga de recursos.
- O NTP tem requisitos mínimos de largura de banda.
- O NTP pode lidar com centenas de clientes ao mesmo tempo com uso mínimo da CPU.
O suporte NTP agora foi estendido para sistemas semelhantes ao UNIX, e NTPv4 pode ser implementado no Windows NT, Windows 2000, XP, Vista e Windows 7.