Definição – o que significa servidor independente?
Um servidor autônomo é aquele que funciona sozinho e não faz parte de um grupo. Na verdade, no contexto das redes Microsoft Windows, um servidor autônomo é aquele que não pertence ou não é controlado por um domínio do Windows. Esse tipo de servidor não é um membro do domínio e funciona mais como um servidor de grupo de trabalho, portanto, seu uso faz mais sentido em configurações locais onde segurança e autenticação complexas podem não ser necessárias.
Definirtec explica servidor autônomo
Um servidor autônomo fornece autenticação local e controle de acesso para quaisquer recursos disponíveis a partir dele e geralmente não fornece serviços de logon de rede. Isso geralmente significa que esse tipo de servidor usa um banco de dados de usuário local e está disponível no modo de usuário ou no modo de compartilhamento.
Um servidor autônomo não requer ações complexas além da criação de contas de usuário, pois não fornece serviços de logon na rede, o que significa que as máquinas que se conectam a esse servidor não precisam executar um logon de domínio. O usuário ou máquina simplesmente precisa estar associado a um usuário conhecido do servidor.
Um cenário em que um servidor autônomo faz sentido é para a distribuição de arquivos ou documentos em um escritório local. Por exemplo, um escritório deseja armazenar padrões de design e documentos de referência que não devem ser alterados, mas devem ser distribuídos, portanto, um servidor autônomo configurado para modo de compartilhamento e modo somente leitura é a melhor solução.