Definição – O que significa Matriz de Rastreabilidade de Requisitos de Segurança (SRTM)?
Uma matriz de rastreabilidade de requisitos de segurança (SRTM) é uma grade que permite a documentação e fácil visualização do que é necessário para a segurança de um sistema. SRTMs são necessários em projetos técnicos que exigem a inclusão de segurança. As matrizes de rastreabilidade em geral podem ser usadas para qualquer tipo de projeto e permitem que requisitos e testes sejam facilmente rastreados entre si. A matriz é uma forma de garantir que haja responsabilidade por todos os processos e é uma forma eficaz de um usuário garantir que todo o trabalho está sendo concluído.
Definirtec explica a Matriz de Rastreabilidade dos Requisitos de Segurança (SRTM)
Um SRTM entre os requisitos de segurança e as atividades de teste teria uma grade muito parecida com uma planilha do Excel, com uma coluna para cada um dos seguintes:
- Número de identificação do requisito
- Descrição do requisito
- Fonte do requisito
- Objetivo do teste
- Método de verificação para o teste
Cada linha é para um novo requisito, tornando um SRTM uma maneira fácil de visualizar e comparar os vários requisitos e testes que são necessários em um projeto de segurança específico. Também devem ser incluídos links, orientando os usuários às áreas onde se encontram as informações sobre os requisitos ou testes.