Definição – o que significa software social?
Software social é uma categoria de sistemas de software que funciona principalmente para permitir a colaboração e comunicação do usuário. Exemplos de software social incluem:
- Mensagens instantâneas
- Fóruns na Internet
- Salas de conversa
- Wikis (páginas da Web que permitem a edição por visualizadores)
- Web blogs
- Serviços de rede social (participantes que comunicam interesses comuns, como hobbies ou causas)
O software social é frequentemente definido como desenvolvimento social ascendente. Normalmente, os participantes não têm aulas e são voluntários e conquistaram reputação e confiança entre si. Freqüentemente, relacionamentos persistentes e duradouros são criados por membros com interesses, objetivos, mentalidades, tendências, facções ou associações comuns.
Definirtec explains Social Software
Outras categorias menos comuns de software social incluem o seguinte:
- Mecanismos de pesquisa de rede social: Uma classe de mecanismos de pesquisa que filtra os resultados, geralmente em uma de duas categorias – explícito, que são relações sociais explicitamente declaradas (como amigos, parentes ou colegas de trabalho) e implícito, que permite que as pessoas encontrem outras pessoas em uma rede social confiável (como alguém com um ponto de vista comum que é possivelmente político ou religioso).
- Redes Sociais Deliberativas: Projetado para discussão, debate e tomada de decisão. Freqüentemente, eles são usados para estabelecer relações entre indivíduos e governo.
- Redes Sociais Comerciais: Projetadas para criar fidelidade à marca e usar clientes para solicitar ideias para melhorar produtos, entrega de produtos e serviços.
- Social Guides: Recomende lugares para os viajantes visitarem, comerem e se divertirem.
- Bookmarking social: Indivíduos compartilham seus marcadores ou “favoritos”, permitindo o compartilhamento com outras pessoas, que podem selecionar um dos sites favoritos. As empresas podem ter um software social semelhante, permitindo o compartilhamento de sites comerciais pertinentes, conhecido como bookmarking empresarial.
- Catalogação Social: Comum entre acadêmicos, consistem em coleções de citações ou fontes de informação sobre assuntos comuns de pesquisa ou estudo.
- Armazenamento Social Online: Arquivos de arquivos de muitos tipos e frequentemente usam tecnologia ponto a ponto (P2P), permitindo distribuição pública e compartilhamento de arquivos.
- Virtual Worlds: Permite que os indivíduos se encontrem e interajam com outras pessoas em um ambiente virtual fictício, geralmente usando recursos de bate-papo ou voz, às vezes chamados de realidade virtual.
Mas também existem críticos de software social, especialmente no ambiente de negócios, onde os funcionários podem consumir um tempo significativo usando software social. As obrigações sociais percebidas por meio de múltiplas comunicações podem criar distrações do trabalho diário e das responsabilidades – afetando dezenas e às vezes milhares de funcionários. Embora cada comunicação possa ser muito breve, o efeito cumulativo em uma empresa pode ser significativo o suficiente para afetar a produtividade.