Definição – O que significa o Berkeley Software Distribution (BSD)?
Berkeley Software Distribution (BSD) é uma versão proeminente do sistema operacional Unix que foi desenvolvido e distribuído pelo Computer Systems Research Group (CSRG) da Universidade da Califórnia em Berkeley entre 1977 e 1995. Este sistema operacional foi originalmente feito para o PDP Computadores -11 e DEC VAX.
Definirtec explica Berkeley Software Distribution (BSD)
A AT&T começou a licenciar seu sistema operacional Unix por quase nada em meados dos anos 1970, na época em que a versão 6 foi lançada. Como resultado, muitas organizações e até mesmo indivíduos conseguiram obter o código-fonte C do sistema operacional. Durante o tempo em que a UC Berkeley obteve o código-fonte, Ken Thompson, co-criador do Unix, estava ensinando lá como professor visitante. Com a ajuda de estudantes, pesquisadores e o co-fundador da Sun, Billy Joy, eles aprimoraram o código-fonte Unix básico e desenvolveram o que veio a ser conhecido como Berkeley Software Distribution. Tornou-se uma das duas versões proeminentes do Unix, junto com o System V, que foi criado pela AT&T. A DARPA financiou o CSRG, que então se tornou o desenvolvedor Unix mais importante além da própria Bell Labs.
O SunOS da Sun Microsystems foi baseado no BSD 4.2 e até mesmo o System V incorporou muitos recursos do BSD em seu quarto lançamento. Porque muitos sistemas Unix são descendentes do System V rel. 4, eles incluem uma influência BSD significativa.