Definição – o que significa alocação de recursos?
A alocação de recursos é uma característica importante em uma rede heterogênea que visa garantir sua alta eficiência e também sua manutenção como uma rede de custo-benefício. A alocação adequada de recursos melhora o desempenho do sistema associado e da rede e também ajuda a evitar os diferentes tipos de gargalos temporários envolvidos na rede.
Definirtec explica a alocação de recursos
Em uma determinada rede, a interação entre os vários controladores determina a alocação de recursos. Os recursos associados às estratégias de alocação de recursos são principalmente buffer, largura de banda, processadores e dispositivos periféricos como impressoras, scanners, etc.
A alocação de recursos é importante porque:
- A justiça na alocação de recursos ajuda a garantir que os padrões de qualidade dos serviços sejam atendidos.
- O isolamento necessário entre diferentes fluxos de dados pode ser alcançado.
- De uma perspectiva de segurança de rede e sistema, a alocação adequada de recursos permite garantir um alto padrão de segurança, combatendo diferentes ataques de negação de serviço.
Para garantir uma boa alocação de recursos em uma rede, estratégias de justiça são desenvolvidas, como justiça proporcional, justiça máximo-mínimo, justiça da utilidade, etc. A justiça proporcional calcula a alocação de recursos com base na quantidade de recursos e no vetor de demanda. No caso de justiça max-min, o aumento da demanda ajuda na alocação de um recurso compartilhado. Também garante que a parcela do recurso não seja maior do que sua demanda. No caso de justiça da utilidade, a alocação de recursos é determinada pela função de utilidade associada a ela.
Diferentes algoritmos também são desenvolvidos para a alocação de recursos, como a alocação round-robin simples. Esses algoritmos são desenvolvidos com base nas estratégias de alocação de recursos ou nos tipos de recursos essenciais / priorizados presentes na rede.