Definição – O que significa Executivo de Nível C?
Um executivo de nível C é um executivo de alto escalão ou sênior de uma empresa responsável por tomar decisões em toda a empresa.
O “C” significa “chefe”, pois um executivo de nível C (também chamado de executivo de nível C ou executivo de nível C) é responsável por uma unidade ou departamento de negócios (por exemplo, Recursos Humanos, Segurança, Marketing, etc).
Alguns executivos de nível C mais conhecidos em empresas dos EUA incluem:
- Chief Executive Officer (CEO)
- Diretor de operações (COO)
- Diretor de marketing (CMO)
- Diretor financeiro (CFO)
- E diretor de informações (CIO)
Outros títulos de nível C relacionados a TI incluem:
- Diretor de segurança (CSO)
- Diretor de tecnologia (CTO)
- E o diretor verde (CGO)
Definirtec explica executivo de nível C
Os executivos de nível C são essenciais para qualquer empresa moderna para fornecer liderança e tomar decisões que sejam as melhores para a empresa.
Uma vez que precisam lidar com uma carga de trabalho mais pesada e responsabilidades mais elevadas, e requerem anos de experiência no campo para alcançar esta posição, os executivos de nível C desfrutam de uma posição privilegiada dentro da empresa e de salários mais altos.
Diferentes empresas podem ter um número diferente de C-suites, bem como um certo número de posições, dependendo de suas necessidades exclusivas, tamanho, carga de trabalho, etc.
Chief Executive Officer (CEO)
O CEO é o gerente de mais alto escalão de uma empresa que supervisiona a maioria das operações.
Freqüentemente, o fundador ou proprietário de uma empresa, o CEO tem a responsabilidade de ter a última palavra na maioria das decisões, uma vez que todos os outros executivos de nível C se reportam a ele.
Chief Information Officer (CIO)
O CIO em empresas americanas é o funcionário de TI de mais alto nível, reportando-se ao CEO, COO e CFO. De todos os executivos de nível C, o CIO é o que mais influencia em TI, pois é responsável por todos os sistemas de computador da empresa.
O CIO é responsável por selecionar hardware e software para uma empresa inteira, bem como por dirigir a força de trabalho de uma organização. Portanto, um CIO requer fortes habilidades de liderança, bem como habilidades técnicas. Como todas as empresas modernas dependem de TI, o papel do CIO é extremamente importante.
Diretor de Tecnologia (CTO)
Às vezes, o termo CTO é usado para definir um executivo de nível C cujas funções se sobrepõem às de um CIO. No entanto, quando uma empresa tem as duas funções, o CTO cria tecnologia para vender aos clientes, enquanto o CIO se concentra no gerenciamento da infraestrutura para as operações de negócios. Tradicionalmente, o CTO se reportaria ao CIO, mas isso depende inteiramente da empresa.
O CTO supervisiona o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e recursos dentro da empresa, em vez de apenas integrar as tecnologias existentes.
Diretor de Segurança (CSO)
O CSO é responsável pela política de segurança de toda a empresa, incluindo políticas de segurança de computador.
Se um diretor de segurança da informação (CISO) também estiver presente na empresa, este será responsável por garantir a segurança de todos os dados digitais e da infraestrutura de TI (cibersegurança), enquanto o CSO será responsável pela segurança física.
Chief Green Officer (CGO)
O CGO tem a tarefa de reduzir a pegada de carbono de uma empresa, o que inclui a construção de data centers com uso eficiente de energia, atendendo aos padrões da OSHA e reduzindo o lixo eletrônico.
O CGO está se tornando um papel cada vez mais importante, pois a necessidade de estabelecer políticas ambientalmente corretas é uma prioridade para muitas organizações.