Definição – o que significa o efeito Peltier?
O efeito Peltier é um tipo de efeito termoelétrico que é observado em um circuito elétrico. Foi nomeado após Jean Charles Athanase Peltier, o físico que descobriu o efeito em 1834. Peltier descobriu que quando a corrente flui através de um circuito que consiste em dois tipos diferentes de condutores, um efeito de aquecimento ou resfriamento é observado nas junções entre os dois materiais. Essa mudança na temperatura na junção é chamada de efeito Peltier.
Definirtec explica o efeito Peltier
Quando a corrente elétrica passa por um circuito que consiste em dois condutores diferentes, um efeito de resfriamento é observado em uma junção, enquanto a outra passa por um aumento de temperatura. Essa mudança nas temperaturas nas junções é chamada de efeito Peltier. O efeito é ainda mais forte quando dois semicondutores diferentes são usados no lugar dos condutores no circuito.
Por exemplo, quando o fio de cobre e o fio de bismuto são conectados em um circuito elétrico, o calor é gerado no ponto onde a corrente passa do cobre para o bismuto e ocorre uma queda na temperatura onde a corrente passa do bismuto para o cobre. Este efeito é reversível por natureza. O efeito de aquecimento ou resfriamento observado em uma junção pode ser revertido mudando a direção do fluxo de corrente.
O fenômeno por trás do efeito Peltier é usado na função de bombas de calor termoelétricas e dispositivos de resfriamento termoelétricos. Também é usado para resfriar computadores e outros equipamentos eletrônicos, quando outros métodos não forem viáveis.