Definição – O que significa Storage Area Network File System (SAN File System)?
Um sistema de arquivos de rede de área de armazenamento (SAN File System) é um sistema de arquivos e solução de gerenciamento de armazenamento escalonável, baseado em SAN e altamente disponível. É usado para agregar arquivos e compartilhar dados simultâneos em um ambiente multiplataforma e aberto. Ele usa a tecnologia SAN, que ajuda as empresas a se conectar e compartilhar vários computadores heterogêneos e dispositivos de armazenamento em uma rede de alto desempenho.
Um SAN File System é projetado em uma rede Fibre Channel (FC) e construído para oferecer desempenho excepcional de entrada / saída (E / S) para compartilhamento de dados entre computadores heterogêneos. Ele também oferece capacidade de crescimento e administração de armazenamento simplificada.
Definirtec explica Storage Area Network File System (SAN File System)
Um sistema de arquivos SAN fornece um namespace universal para um cliente, permitindo a produção e distribuição de dados com a ajuda de nomes de arquivos uniformes de qualquer aplicativo ou cliente.
A integridade e a consistência dos dados são mantidas por meio do controle de um sistema de arquivos SAN sobre bloqueios distribuídos e utilização de lease. Um sistema de arquivos SAN fornece bloqueios que permitem acesso e compartilhamento de arquivos do cliente, conforme necessário. Para garantir esses bloqueios, o prazo máximo exigido por um servidor de metadados é calculado em um lease. Para reter os bloqueios, um cliente deve entrar em contato com o servidor de metadados antes da data de expiração do aluguel. Um sistema de arquivos SAN também implementa regras e políticas para alocação automatizada de arquivos.
Os principais atributos do sistema de arquivos SAN incluem:
- Acesso direto aos dados por meio da tecnologia SAN: um sistema de arquivos SAN usa um modelo de acesso a dados que permite aos sistemas cliente obter acesso direto aos dados de sistemas de armazenamento com a ajuda de uma SAN de alta largura de banda. Isso é feito sem um servidor intermediário.
- Namespace global: um sistema de arquivos SAN fornece uma visão de namespace individual, padrão e universal de todos os arquivos do sistema para todos os clientes. Isso é implementado por um administrador do sistema, em vez da configuração manual pelos clientes.
- Compartilhamento de arquivos: todos os clientes, independentemente da plataforma de hardware ou sistema operacional (SO), têm acesso uniforme aos dados armazenados do sistema.
- Gerenciamento de dados e armazenamento baseado em políticas: um sistema de arquivos SAN é voltado para simplificar o gerenciamento de recursos de armazenamento e reduzir o custo total de propriedade (TCO). Isso ocorre por meio do posicionamento de arquivo automatizado com base em políticas em dispositivos de armazenamento adequados.