Definição – o que significa programação modular?
A programação modular é o processo de subdividir um programa de computador em subprogramas separados.
Um módulo é um componente de software separado. Muitas vezes, pode ser usado em uma variedade de aplicativos e funções com outros componentes do sistema. Funções semelhantes são agrupadas na mesma unidade de código de programação e funções separadas são desenvolvidas como unidades separadas de código para que o código possa ser reutilizado por outros aplicativos.
A programação orientada a objetos (OOP) é compatível com o conceito de programação modular em grande medida. A programação modular permite que vários programadores dividam o trabalho e as partes de depuração do programa independentemente.
Definirtec explica a programação modular
Os módulos na programação modular impõem limites lógicos entre os componentes e melhoram a capacidade de manutenção. Eles são incorporados por meio de interfaces. Eles são projetados de forma a minimizar as dependências entre os diferentes módulos. As equipes podem desenvolver módulos separadamente e não exigem conhecimento de todos os módulos do sistema.
Cada aplicativo modular possui um número de versão associado a ele. Isso fornece flexibilidade aos desenvolvedores na manutenção do módulo. Se alguma alteração tiver que ser aplicada a um módulo, apenas as sub-rotinas afetadas devem ser alteradas. Isso torna o programa mais fácil de ler e entender.
A programação modular possui um módulo principal e muitos módulos auxiliares. O módulo principal é compilado como um executável (EXE), que chama as funções do módulo auxiliar. Os módulos auxiliares existem como arquivos executáveis separados, que são carregados quando o EXE principal é executado. Cada módulo possui um nome exclusivo atribuído na instrução PROGRAM. Os nomes de função entre os módulos devem ser exclusivos para fácil acesso se as funções usadas pelo módulo principal devem ser exportadas.
As linguagens que suportam o conceito do módulo são IBM Assembler, COBOL, RPG, FORTRAN, Morpho, Zonnon e Erlang, entre outras.
Os benefícios de usar a programação modular incluem:
- Menos código precisa ser escrito.
- Um único procedimento pode ser desenvolvido para reutilização, eliminando a necessidade de redigitar o código várias vezes.
- Os programas podem ser projetados mais facilmente porque uma pequena equipe lida com apenas uma pequena parte do código inteiro.
- A programação modular permite que muitos programadores colaborem no mesmo aplicativo.
- O código é armazenado em vários arquivos.
- O código é curto, simples e fácil de entender.
- Os erros podem ser facilmente identificados, já que são localizados em uma sub-rotina ou função.
- O mesmo código pode ser usado em muitos aplicativos.
- O escopo das variáveis pode ser facilmente controlado.