Definição – o que significa a página do manual (página do manual)?
Uma página de manual (página man) é um manual online baseado em Unix para comandos de shell interativos baseados em Unix, objetos de sistema e interfaces. O comando man pode ser inserido por um usuário do sistema. Para exibir uma determinada página de manual, o usuário deve digitar um espaço após o comando man e, em seguida, digitar o nome do comando ou objeto sobre o qual está buscando informações.
As páginas do manual são documentos pré-instalados associados a sistemas operacionais do tipo Unix, onde cada página é um documento independente. Eles são armazenados como arquivos “nroff”. As primeiras páginas do manual foram escritas por Dennis Ritchie e Ken Thompson no início de 1971. Naquela época, era difícil encontrar informações publicadas sobre comandos baseados em Unix. A página de manual foi, portanto, vista como um passo em frente no mundo da informação e documentação.
Definirtec explica a página do manual (página do manual)
O formato do comando para encontrar o próprio homem é “homem homem”. Se apenas o tópico geral em vez do nome do comando for conhecido, o comando “apropos” será usado. Isso lista todas as páginas de manual relacionadas ao tópico especificado.
A maioria dos aplicativos Unix GUI fornece documentação do usuário final em HTML, incluindo visualizadores de HTML embutidos, como o Yelp, para ler a ajuda dentro do aplicativo. Geralmente, eles estão em inglês. No entanto, traduções para outros idiomas também estão disponíveis no sistema. O formato padrão da página do manual é “troff”, incluindo o pacote de macros “man” ou “mdoc” em alguns sistemas. Portanto, uma página de manual pode ser editada em PostScript, PDF e outros formatos para visualização ou impressão. As distribuições modernas do Linux usam o comando “man2html” para navegar em suas páginas de manual usando um navegador HTML. O OpenBSD também usa “mandoc”, um formatador para páginas de manual que suporta saída em HTML, XHTML e PostScript. O manual é geralmente dividido em oito seções numeradas para BSD, Linux e Unix, da seguinte maneira:
- Comandos gerais
- Chamadas de sistema
- Funções da biblioteca C
- Arquivos e drivers especiais
- Formatos de arquivo e convenções
- diverso
- Protetores de tela e jogos
- Comandos de administração do sistema e daemons