Definição – o que significa gerenciamento de metadados?
Gerenciamento de metadados é a administração de metadados em sistemas. Os metadados costumam ser descritos como dados sobre dados e desempenham funções importantes em sistemas de compactação de arquivos e outros tipos de tecnologias.
Definirtec explica gerenciamento de metadados
Em toda a ampla gama de sistemas que controlam conjuntos de dados, os metadados geralmente desempenham a função vital de fornecer ponteiros condensados e reduzidos para grandes conjuntos de dados, como arquivos de imagem e vídeo, grandes arquivos de texto ou conjuntos complexos de arquivos.
Em grandes data centers, os metadados ajudam a marcar blocos de dados para que eles possam ser movidos de maneira mais fácil e escalável nos sistemas. Os metadados geralmente ajudam a eliminar gargalos, permitindo que os sistemas façam referência a conjuntos de dados maiores sem realmente ‘chamar’ ou avaliar esses conjuntos de dados maiores.
Uma maneira de pensar sobre isso é considerar os metadados um rótulo aplicado a uma caixa de dados. Em vez de examinar cada caixa, os desenvolvedores ou outros podem gerenciar essas caixas simplesmente observando os rótulos aplicados a elas. O gerenciamento de metadados está se tornando cada vez mais importante em várias áreas de tecnologias, como armazenamento de arquivos, sistemas de computação em nuvem, mecanismos de compressão, sistemas de referência da Internet e muito mais.
Os profissionais que lidam com metadados estão se tornando valiosos para as empresas, e as credenciais relacionadas ao gerenciamento de metadados são úteis para muitos tipos de carreiras em TI.