Definição – O que significa o Diagnóstico SQL?
O diagnóstico de SQL é uma solução que fornece informações importantes sobre a integridade e o desempenho de servidores SQL e consultas, como uso de memória, velocidade e eficiência de consulta e uso de CPU. É uma solução popular implantada ou integrada com diferentes sistemas em todo o mundo. As empresas podem gerenciar o diagnóstico SQL de diferentes maneiras, como consoles baseados na web e interfaces de linha de comando.
Definirtec explica o diagnóstico de SQL
O diagnóstico de SQL pode realizar uma ampla gama de tarefas, desde monitorar o desempenho de ambientes físicos e virtuais até ajudar a otimizar consultas para melhor velocidade e eficiência com outras tarefas, como otimização do uso de CPU e memória, otimização de banco de dados e gerenciamento de transações entre o servidor e o banco de dados.
O diagnóstico de SQL é uma solução independente de plataforma e pode ser usado em quase todas as plataformas. Os usuários podem gerenciar a solução com a ajuda de consoles baseados na web ou interfaces de linha de comando. Nos consoles baseados na web, os usuários podem obter um painel no qual os parâmetros de desempenho e integridade de diferentes servidores SQL e bancos de dados são fornecidos na forma de análises com opções adicionais de detalhamento dos dados. Os usuários podem visualizar alertas e métricas de desempenho relacionados às máquinas virtuais e seus hosts, que podem incluir CPU, memória, rede e uso de disco. Os usuários podem identificar consultas, instruções, lotes e procedimentos armazenados de baixo desempenho SQL que podem causar bloqueios e deadlocks e consumir muita CPU. Os limites podem ser definidos e o desempenho das consultas SQL pode ser monitorado com base nesses limites.