Definição – O que significa Single-Board Computer (SBC)?
Um computador de placa única (SBC) é um computador completo no qual uma única placa de circuito compreende memória, entrada / saída, um microprocessador e todos os outros recursos necessários. No entanto, ao contrário de um computador pessoal, ele não depende de expansões para outras funções. Um computador de placa única reduz o custo geral do sistema, pois o número de placas de circuito, conectores e circuitos de driver são reduzidos.
Definirtec explica Single-Board Computer (SBC)
Os computadores de placa única são projetados de forma diferente dos computadores de mesa ou pessoais padrão, pois são totalmente independentes. Eles geralmente fazem uso de uma ampla variedade de microprocessadores e têm densidade aumentada para os circuitos integrados usados. Eles estão atualmente disponíveis em duas configurações, ou seja, com suporte de slot ou sem suporte de slot. Eles também estão disponíveis com uma ampla gama de capacidades, embora alguns sejam lentos e limitados em comparação com os computadores pessoais, pois são usados para controlar processos simples.
Existem muitas vantagens em usar computadores de placa única. Seus recursos são bem integrados devido a quase tudo ser nativo da máquina. Os slots são freqüentemente fornecidos para interconexão, e configurações de slots e backplanes estão disponíveis. Os SBCs podem ser facilmente produzidos e têm um tempo rápido para o mercado em comparação com computadores pessoais ou laptops. Eles são mais leves em peso, compactos em tamanho, mais confiáveis e muito mais eficientes em termos de energia do que os computadores de várias placas.
No entanto, os computadores de placa única também têm suas limitações. Seu formato padrão pode não ser adequado ou considerado uma boa opção para as necessidades específicas de um cliente. Eles também podem ser difíceis de usar para aplicações que requerem a eliminação de cabos ou o uso de conectores de entrada / saída especiais.
Os computadores de placa única são usados principalmente em aplicativos incorporados. Eles também são usados em aplicativos para controle de processo, como sistemas robóticos complexos e aplicativos com uso intensivo de processador. Freqüentemente, eles são considerados uma excelente alternativa aos microcontroladores.